domingo, 15 de janeiro de 2012

Egito

Arquitetura
Foi durante o Antigo Império (2800 – 2400 a.C.) que a arquitetura egípcia teve um grande avanço com as construções das grandes pirâmides, que eram estrategicamente construídas no lado Oeste do Nilo, que é a direção do pôr do Sol e que tinham como função abrigar e proteger o corpo do faraó. As pirâmides representavam o poder máximo que o faraó exercia nos campos políticos, econômicos e sociais no Egito. Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções que levavam décadas para serem finalizadas. Além das pirâmides, que era destinado somente ao faraó, a arquitetura egípcia também possuía como túmulos as mastabas, que eram túmulos destinados a nobreza e os hipogeus, que era para o povo. Além disso, a esfinge, que é representado com o corpo do leão (que significava força) e a cabeça humana (que simbolizava a sabedoria), era colocada na alameda de entrada do templo para afastar os maus espíritos. Como os egípcios acreditavam na vida após a morte, os cadáveres dos faraós eram mumificados e colocados nas pirâmides, com o objetivo de preservar e proteger o corpo. Assim, elas passavam o sentimento de eternidade e um aspecto impenetrável, já que era difícil o acesso à tumba e aos pertences valiosos do faraó que eram guardados junto s ao seu corpo mumificado.


Escultura
As esculturas produzidas pelos egípcios tentavam demonstrar a imponência de seus governantes, assim, a proporção do corpo das estátuas dos faraós eram exageradamente grandes para dar a impressão de força e de majestade. Geralmente eles eram retratos em posição serena, sem demostrar nenhuma emoção e quase sempre de frente. As estátuas que representavam o povo tedia para o maior realismo possível. Foram encontradas nas tumbas dos faraós muitas esculturas que representavam o povo na execução de seus trabalhos. Como eles acreditavam na vida após a morte, para eles esta era uma forma de facilitar vida do governante na outra vida.
Rainha Nefertite


Escriba sentado
Pintura
Grande parte das pinturas estão localizadas nas pirâmides e sua simbologia retratava a vida do faraó e outros temas como a vida religiosa e o cotidiano. A hierarquia da sociedade também era representada nas pinturas. Como sendo a pessoa mais importante do reino, o faraó tinha lugar de destaque e o tamanho da sua representação era maior que os outros. O padrão nas pinturas também seguia no quesito das cores. As figuras femininas são representadas na cor ocre, enquanto a masculina na cor vermelha. Estas tintas eram obtidas na natureza através de pós de minérios e substâncias orgânicas. Uma das principais características das pinturas é a Lei da frontalidade, onde os olhos e troncos eram virados de frentes, enquanto a cabeça, pernas e pés eram representados de perfil.


por Camila Andre 
fonte: Iniciação a História da Arte, Janson

Nenhum comentário:

Postar um comentário