ARTE
GREGA
Enquanto
a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à
inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e
justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo
da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e
tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da
perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que
predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles tem como
características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo Iníciom, essa
pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”; e a democracia.
ARQUITETURA
As
edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica
mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o
dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau
mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As
colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a
arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento eram construídos
segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia.
• Ordem Dórica - era simples e maciça. O fuste
da coluna era monolítico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida
do sentir do povo grego, nela se expressa o pensamento. Sendo a mais antiga das
ordens arquitetônicas gregas, a ordem dórica, por sua simplicidade e
severidade, empresta uma idéia de solidez e imponência
• Ordem Jônica - representava a graça e o
feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente
sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas
espirais unidas por duas curvas. A ordem dórica traduz a forma do Iníciom e a
ordem jônica traduz a forma da mulher.
• Ordem Coríntia - o capitel era formado com
folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel
jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e
ostentação.
Os principais monumentos da arquitetura grega:
Os principais monumentos da arquitetura grega:
• Templos, dos quais o mais importante é o
Partenon de Atenas. Na Acrópole, também, se encontram as Cariátides
Inícionageavam as mulheres de Cária.
• Teatros, que eram construídos em lugares abertos
(encosta) e que compunham de três partes: a skene ou cena, para os atores; a
konistra ou orquestra, para o coro; o koilon ou arquibancada, para os
espectadores. Um exemplo típico é o Teatro de Epidauro, construído, no séc. IV
a.C., ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e
calculados de acordo com uma inclinação perfeita. Chegava a acomodar cerca de
14.000 espectadores e tornou-se famoso por sua acústica perfeita.
• Ginásios,
edifícios destinados à cultura física.
• Praça -
Ágora onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre
eles; filosofia.
PINTURA
A pintura
grega encontra-se na arte cerâmica. Os vasos gregos são também conhecidos não
só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as
cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais
religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água,
vinho, azeite e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia à função para
que eram destinados:
•Ânfora - vasilha em forma de coração, com o
gargalo largo ornado com duas asas;
• Hidra - (derivado de ydor, água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;
• Hidra - (derivado de ydor, água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;
• Cratera
- tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia
para misturar água com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro), etc.
As
pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da
mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exéquias.
A pintura grega se divide em três grupos:
•figuras negras sobre o fundo vermelho
•figuras vermelhas sobre o fundo negro
• figuras vermelhas sobre o fundo branco
ESCULTURA
A estatuária grega representa os
mais altos padrões já atingidos pelo Iníciom. Na escultura, o antropomorfismo -
esculturas de formas humanas - foi insuperável. As estátuas adquiriram, além do
equilíbrio e perfeição das formas, o movimento.
No Período Arcaico os gregos
começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de Inícions. Primeiramente
aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, com o peso do
corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas. Esse tipo de estátua é
chamado Kouros (palavra grega: Iníciom jovem).
No Período Clássico passou-se a
procurar movimento nas estátuas, para isto, se começou a usar o bronze que era
mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar.
Surge o nu feminino, pois no período arcaico, as figuras de mulher eram
esculpidas sempre vestidas.
Período Helenístico podemos observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. O grande desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foi a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados.
Período Helenístico podemos observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. O grande desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foi a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados.
Os principais mestres da
escultura clássica grega são:
• Praxíteles, celebrado pela
graça das suas esculturas, pela lânguida pose em “S” (Hermes com Dionísio
menino), foi o primeiro artista que esculpiu o nu feminino.
• Policleto, autor de Doríforo - condutor da
lança, criou padrões de beleza e equilíbrio através do tamanho das estátuas que
deveriam ter sete vezes e meia o tamanho da cabeça.
• Fídias, talvez o mais famoso de
todos, autor de Zeus Olímpico, sua obra-prima, e Atenéia. Realizou toda a
decoração em baixos-relevos do templo Partenon: as esculturas dos frontões,
métopas e frisos.
• Lisipo, representava os Inícions “tal como
se vêem” e “não como são” (verdadeiros retratos). Foi Lisipo que introduziu a
proporção ideal do corpo humano com a medida de oito vezes a cabeças.
• Miron, autor do Discóbolo - Iníciom
arremessando o disco.
Para seu conhecimento:
Mitologia: Zeus: senhor dos céus;
Atenéia: deusa da guerra; Afrodite: deusa do amor; Apolo: deus das artes e da
beleza;
Posseidon: deus das águas; entre outros.
Olimpíadas: Realizavam-se em Olímpia, cada 4
anos, em honra a Zeus. Os primeiros jogos começaram em 776 a.C. As festas
olímpicas serviam de base para marcar o tempo.
Teatro: Foi criada a comédia e a tragédia. Entre
as mais famosas: Édipo Rei de Sófocles.
Música: Significa a arte das musas, entre os
gregos a lira era o instrumento nacional.
FONTE: http://www.historiadaarte.com.br/linha/grecia.html
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